Vídeo Analítico – Você Sabe o que é isso?

Vídeo Analítico – Você Sabe o que é isso?

Imagine a situação: você é um gerente de uma grande loja de departamento e tem uma série de câmeras de vídeo espalhadas pela área de atendimento, no estoque, no administrativo, nos caixas, nas entradas e saídas, etc. e precisa encontrar a imagem de uma determinada pessoa. Você precisa saber que horas esta pessoa entrou, o que ela fez durante sua permanência na loja e que horas ela foi embora. São horas e horas de filmagens, de diversas câmeras, que precisam ser agora avaliadas, minuto a minuto, até que se encontre aquela pessoa específica. Isto certamente levaria horas para ser realizado.

Numa outra situação: lembra daquele filme que você viu no cinema onde o responsável pela sala de segurança (onde tem todas aquelas telas monitorando as diversas câmeras instaladas no prédio) não vê uma determinada movimentação pois estava distraído vendo jogo, comendo ou conversando com um colega e acaba relaxando a segurança e permitindo uma invasão/um assalto?

Pois bem, para ambas as situações acima (e para muitas outras) a melhor aliada para estes problemas chama-se “Video Analítico”. E do que se trata isso?

Vídeo Analítico é uma ferramenta poderosa, juntamente com a tecnologia de reconhecimento facial que já discutimos no blog anterior (leia aqui), que vai constantemente avaliar, baseado numa série de algorítmos (*) o que está sendo filmado procurando por situações pré-definidas, por exemplo: o sistema é programado de forma a apresentar um alarme toda vez que houver uma movimentação em uma câmera externa no período em que neste local, normalmente, não há movimentação. Imaginemos a porta frontal do estabelecimento – não é esperada a presença de ninguém lá no período em que a loja está fechada, portanto se a câmera notar uma movimentação naquela área, o sistema deve automaticamente emitir um alarme informando que existe uma situação incomum e que providencias precisam ser tomadas. Mas, imediatamente vem a pergunta: e se for um gato ou cachorro passando pelo local? SEM PROBLEMAS! O algoritmo (*) é suficientemente inteligente para distinguir pessoas das outras imagens. Neste caso, o animal não ativará o sistema.

Em uma outra situação, todos nós estamos muito acostumados com aqueles radares instalados nas nossas ruas. Estas câmeras também usam a tecnologia de vídeo analítico para por exemplo “ler” as placas dos automóveis ou até distinguir carros de ônibus, de motocicletas e de caminhões. Esta distinção é importante para que não se apliquem multas à veículos que não as merecem, sem a necessidade de ter uma pessoa avaliando cada uma das imagens procurando por exceções.

Com esta tecnologia podemos também, por exemplo, contar a quantidade de pessoas que passam num determinado local e inclusive avaliando o comportamento de cada um. Havendo alguma pessoa ou grupo de pessoas com atitudes incompatíveis com aquelas esperadas, o sistema avisa a gestão que imediatamente pode tomar as devidas ações necessárias.

A tecnologia de vídeo analítico, juntamente com a de reconhecimento facial (leia mais) só tem se tornado mais efetiva nos últimos anos devido a queda dos valores dos equipamentos de filmagem em alta definição e veio certamente para tornar-se uma aliada do nosso dia a dia. Paralelamente a isto, auxilia muito na redução de custos dos sistemas de segurança.

Novamente enfatizamos que é preciso ter muito cuidado com a decisão de quem contratar para executar o seu sistema de monitoramento, pois decisões equivocadas, realizadas por instaladores sem o devido treinamento ou capacitação, podem colocar-lhe em situações de risco absolutamente desnecessárias – leia nosso outro post sobre este assunto clicando aqui. Cuidado com a falsa sensação de segurança que pode levar a expor de forma contundente a sua segurança.

Conte conosco! Marque uma visita para podermos avaliar a sua necessidade e para consequentemente oferecer-lhe soluções que só uma empresa do porte do Grupo Megavig pode oferecer.

(*) Algoritmo: conjunto das regras e procedimentos lógicos perfeitamente definidos que levam à solução de um problema em um número finito de etapas. (fonte: Dicionário do Google)

Equipe Megavig

Equipe Megavig

Leave a Replay