O que é Facilities (como e porque terceirizar)?

Primeiro precisamos definir o que se quer dizer por “FACILITIES”. A simples tradução direta desta palavra do inglês para o português não explica o que esta expressão quer dizer, não faz qualquer sentido (“terceirização de facilidades”).

Para explicar melhor o significado desta expressão precisamos nos apoiar em uma tradução não literal que resulta em: “Facilities é o gerenciamento de instalações que abrange uma variedade de disciplinas e serviços para garantir a funcionalidade, conforto, segurança e eficiência de um ambiente construído (um imóvel). (1)”. Simplificando esta tradução, facilities seria a gestão de estruturas de apoio – como abaixo:

  • Portaria, recepção e atendimento
  • Manutenção
  • Segurança e bombeiros
  • Limpeza e conservação
  • Jardinagem
  • Cafeteria,
  • …..

Qualquer empresa tem a sua função principal, aquela que podemos chamar do seu DNA, o porquê aquela empresa foi planejada e criada. Não importa qual é o seu objetivo, qualquer empreendimento precisa apoiar-se em funções de apoio para que esta possa funcionar de forma adequada, ou seja, não há como uma empresa desprezar um bom trabalho de portaria, manutenção, jardinagem, limpeza e assim por diante.

Antigamente as empresas tinham seus próprios funcionários e gestores para dar conta destes departamentos de apoio. Sem surpresa verificou-se que em alguns casos havia mais funcionários nestes departamentos do que propriamente nos departamentos que são o coração (e o faturamento) da empresa. Notou-se que se gastava mais tempo e recursos para administrar este contingente do que propriamente no objetivo daquela empresa e com isto surgiram as prestadoras de serviço em terceirização deste tipo de serviço. Este mercado explodiu.

Porém: como contratar uma empresa de terceirização de facilities?

1º – Estude detalhadamente as opções que você tem no mercado.

São diversas empresas oferecendo serviços similares. Liste aquelas que tem o perfil que você se identifica mais e as chame para uma conversa.

2º – Qualifique a empresa.

Avalie aspectos como a qualificação técnica, o tempo de mercado, a regularidade e a idoneidade da empresa. Peça uma lista de clientes e contate-os, faça uma pesquisa de mercado. Peça toda a documentação da empresa e exija que todos estejam absolutamente em dia, como por exemplo: certidões em nível municipal, estadual e federal. Certidões de permissão para determinados serviços de segurança. Procure nos sites de reclamações algum comentário a respeito desta empresa.

3º – Avalie o escopo de fornecimento

Peça uma lista do escopo de fornecimento e lembre-se que a gestão destas pessoas em campo é responsabilidade da empresa contratante.

4º – Avalie o contrato

Peça para receber um modelo de contrato e avalie-o detalhadamente. Procure por amarras ou itens dos quais você terá dificuldade de desvencilhar-se. Verifique as condições que a empresa impõe para a substituição de um determinado terceirizado. Veja como a empresa se coloca quanto a possíveis reclamações trabalhistas que eventualmente possam surgir.

Dentre todas as opções de mercado, temos certeza que o GRUPO MEGAVIG chamará sua atenção. Somos uma empresa 100% legal, com todas as certificações em dia, treinamos nossos funcionários a exaustão e garantimos sua satisfação. Solicite a presença de um dos nossos especialistas para uma conversa – você não vai se decepcionar. Conte conosco como seu parceiro de negócios!

Equipe Megavig

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